terça-feira, 20 de agosto de 2013

5 FATOS SOBRE A LÍNGUA FELINA

A língua do gato é tema de poesia, mas também de lamber o rabo e do horror da bola de pêlo vomitada.

Simultaneamente áspera e macia, a língua do gato também é anatoomicamente estranha e fascinante, com características especializadas projetadas especificamente para ajudar seu gato a limpar o pêlo e consumir sua presa. Aqui estão 5 fatos interessantes sobre o músculo mais ativo dos felinos.

1. A língua é um colchão de papilas
Quando o seu gato lambe você, parece que ele está esfregando um pedacinho de lixa na sua pele. A sensação áspera é causada pelas papilas, que são basicamente minúsculas farpas feitas de queratina, o mesmo material que é encontrado nas unhas dos humanos.
A função das papilas é ajudar na limpeza e na retirada da carne dos ossos de uma presa, mas também são ótimas para assustar humanos. Falando sério,, deixe seu gato lamber sua pálpebra numa hora dessas. Você sentirá a sensação no seu umbigo e no fundo da sua garganta.

2 Gatos se limpam em demasia quando estão estressados
Os gatos podem ter comportamento compulsivo. Limpar-se libera endorfinas,então quando os gatos ficam estressados ou ansiosos, eles se lambem, e às vezes o fazem em demasia, o que é identificado por partes onde falta pêlo, ou onde tem feridas, pois alguns gatos passam a um comportamento de auto-mutilação.
Normalmente os gatos se lambem quando estão sozinhos, então você pode nem notar até que a barriga dele esteja sem pêlos. Neste caso, precisará levá-lo a um veterinário para confirmar o diagnóstico e excluir outros problemas. Mas o essencial deverá ser diminuir o estresse do animal.

3. Gatos se lambem por sobrevivência
Depois de caçar, um gato vai se limpar completamente para apagar qualquer evidência de sua recente ação brutal. Os gatos são pequenos e por isso são predadores e presas. Portanto, eles não querem deixar traços de sua passagem para que outros predadores os encontrem.

4. Gatos não sentem gosto de doces
Os gatos têm menos papilas de paladar do que os humanos e geralmente não sentem gosto de coisas doces. No entanto, a Fiona ADORA balas de doce-de-leite entre outros. Vai explicar!
Triste notícia: até onde a ciência sabe, os gatos podem ser os únicos mamíferos incapazes de curtir sorvete.
Boa notícia: Doenças dentais são uma das maiores preocupações em muitos gatos adultos, significando que seus dentes já são ruins por natureza, sem a ajuda do açúcar.

5. Quando o gato bebe água, acontece uma mágica
Recentemente a ciência descobriu que quando um gato bebe água, eles desafiam a gravidade. A língua mal passa pela superfício de um líquido antes de voltar rapidamente para a boca, formando uma coluna de água entre a língua que se move e a superfície do líquido. Então, as mandíbulas do gato se fecham rapidamente em torno desta coluna de água e a engole. É o ato de beber no estilo felino.
Os gatos enrolam a língua a um índice de 4X/segundo, rápido demais para que o olho humano enxergue.
A majestade dos hábitos de beber dos felinos só foi descoberta depois que uma equipe de pesquisadores tirou uma série de fotografias em alta velocidade.

Este texto foi traduzido do artigo de Ângela Lutz. Aqui está outro artigo interessante dela sobre gatos polidácteis: http://www.catster.com/lifestyle/polydactyl-cats-facts


Nenhum comentário:

Postar um comentário