domingo, 24 de março de 2013

Agressividade defensiva

Assim como qualquer animal que se sente sob ameaça, os gatos podem adquirir um comportamento que pode parecer de pura agressividade, mas que tem como fundamento o medo. Ontem assisti a mais um episódio de My Cat From Hell (Meu Gato Endiabrado) com o Jackson Galaxy, no Animal Planet, e observei que alguns gatos estão tão estressados com alguma situação que nem a terapia do brinquedo ajuda por si só.
No vídeo deste post encontramos a Polly, uma gata de 10 anos, e o Max, um meninho de 3 anos. A Polly nunca agrediu Max. Na verdade, ela fugia dele cada vez que ele fazia um movimento brusco ou tentava se aproximar dela. O máximo que ela fazia era demonstrar que não queria papo com ele. Ela também não mordia ou arranhava a mãe de Max, mas arranhava exatamente a pessoa que a tinha salvado a vida e adotado, o pai de Max.
Bem, embora o áudio esteja em inglês, se você conhece um gato que ficou aparentemente agressivo  ou se tem curiosidade de saber mais sobre felinos, dá uma olhadinha neste vídeo e veja como o Jackson conseguiu evitar que a Polly fosse doada para outra pessoa depois de conviver durante 10 anos com o seu  humano.

http://animal.discovery.com/tv-shows/my-cat-from-hell/videos/cat-vs-toddler.htm