quinta-feira, 23 de maio de 2013

O que procurar num alimento para gatos?



Aqui estão algumas informações sobre os rótulos dos alimentos para gatos:


1. Verifique o segundo ingrediente
Muitas vezes os consumidores veem frases chamativas em um alimento para gatos, que dizem: “Carne de verdade:Ingrediente No.1!” O que você pode não saber é que todos os ingredientes chamados carne (perú, porco, gado, etc) são adicionados como “peso úmido” enquanto alguns dos outros ingredientes são adicionados como ingredientes secos. Isso acontece os alimentos enlatados e com as rações secas. Isso significa que os ingredientes secos podem, na verdade, compor uma parte maior do valor nutricional do alimento do que a carne úmida (subtraia a água que é parte natural da carne e você obtém menos volume e menos nutrição deste ingrediente).
Então, é importante também ver qual é o segundo ingrediente, que lhe dirá mais sobre a qualidade do alimento que está comprando.

2. Rotulando ingredientes orgânicos
Pais de felinos, interessados em alimentos orgânicos, não sejam enganados por rótulos confusos! Se um fabricante coloca explicitamente no rótulo: “alimento orgânico para gatos”, isso significa que ele deve ser orgânico acima de 90%. Se, entretanto, o rótulo diz “feito com frango orgânico”, então o alimento pode ser significativamente menos orgânico.

3. Pantotenato de Sódio e Tiamina: Não tema!
O que são essas palavras estranhas que a maioria das pessoas não pronunciam? Não se apavore. São vitaminas e minerais essenciais para uma ótima saúde e que ajudam a satisfazer as necessidades nutricionais de seu gato.
4. USA! USA! USA!
Muitos alimentos super premium podem afirmar que seus ingredientes vêm dos Estados Unidos. Na verdade, isso está se tornando cada vez mais difícil já que as vitaminas e minerais citados acima são fabricados somente na Ásia.
5.  Quanta proteína e quanta gordura?
Verifique o conteúdo de proteína na análise do rótulo. Em um alimento enlatado, um conteúdo de proteína considerado alto seria 10% ou mais. Mas com a incidência progressiva de obesidade em nossos felinos, é muito importante prestar atenção também ao conteúdo de gordura num alimento. Uma presa que um gato comeria no ambiente natural, teria aproximadamente uma razão de 2:1 de proteína:gordura.
Para ajudar a evitar ganho de peso, você deve comprar alimentos cujo teor de gordura seja de 50% com relação ao de proteína. Com muita frequência, o conteúdo de proteína é 12% e o de gordura 10%. Não só você está predispondo seu gato à obesidade, mas também alimentando-o com algo bem diferente do que seria uma presa natural.
Dr. Joe  é veterinário nutricionista do programa de Medicina Veterinária da Cornell University.