domingo, 7 de abril de 2013

SE MUDANDO COM SEU GATO



Normalmente,os gatos não gostam de mudanças. Eles são territoriais. Então imagine como devem se sentir quando se descobrem em um ambiente totalmente estranho. Se mudança é estressante para os humanos, entenda que para os gatos é o dobro porque eles não sabem o que está acontecendo.
No entanto, há algumas coisas que você pode fazer para facilitar a transição.

Prepare tudo antes
Se o seu gato não gosta de ficar numa caixa de transporte, passe algum tempo fazendo com que ele se acostume com isso, pois seu gato precisará passar algumas horas em um local seguro e nada mais seguro do que a caixa de transporte. Uma das maneiras de acostumá-lo é deixar a caixa aberta dentro de casa e em uma primeira ocasião, colocar comida ou alguns petiscos na frente da caixa, depois em cima, nas laterais, para que seu gato sinta que coisas boas acontecem quando ele está junto da caixa.
Comece a embalar os objetos para a mudança com muitos dias de antecedência, assim as caixas da mudança podem virar brincadeira para seu gato, que pode brincar dentro das que estiverem vazias. Se seu gato reage negativamente a cheiros estranhos, pulverize os cantos das caixas com Feliway,pois os ferormônios neste produto estão associados com conforto e segurança para os felinos.
Se o seu gato tem permissão para sair, comece a mantê-lo dentro de casa pelo menos 1 semana antes da mudança. Com toda a função, não é raro que o animal fique nervoso e desapareça. Outra iniciativa importante para gatos que têm permissão para passearem fora de casa é deixar pronta sua nova identidade (coleira, medalhinha ou chip), assim no dia da mudança, caso ele se perca ou fuja, você tem como encontrá-lo.
Enquanto arruma as coisas  para a mudança, faça com que a rotina do seu gato continue o mais normal possível, pois ter o horário da alimentação alterado ou esquecerem de limpar sua caixa de areia, pode trazer ansiedade.
Caso a sua mudança seja para um local longe do atual, que exija mudança de veterinário, peça para seu veterinário atual enviar o prontuário de seu gato para o próximo, ou que lhe dê uma cópia.

No dia da mudança
Para ter certeza de que seu gato está seguro e não vai sair correndo pela porta, mantenha seu gato em um aposento com a porta fechada. Você pode retirar todas as coisas deste aposento antes e deixar lá dentro somente a caixa de transporte, a caixa de areia, comida e brinquedos, além de uma ou duas caixas de papelão que podem servir de esconderijo caso ele se sinta ameaçado pelos barulhos da mudança.  
Informe a todos de que seu gato está naquele aposento e que ninguém deve abri-lo em hipótese alguma.
Caso você desconfie de que o processo será estressante demais para seu gato,deixe-o na clínica veterinária.

A Casa Nova
 Como sempre, a recomendação é: Casa segura para gatos! Procure riscos potenciais e faça o que for necessário para que ao chegar na nova casa seu gato esteja seguro. Uma boa medida é preparar um santuário para as primeiras 24 horas ou mais, se necessário, com todas as coisas dele e algumas suas, para que ele se sinta em casa.

Explorando o novo ambiente
Da mesma forma como seu gato explorou sua casa quando vocês se conheceram, ele fará agora em seu novo ambiente. Aproveite para colocar uma caixa de areia já no local permanente para que ele a encontre durante a exploração, mas mantenha ainda por um ou dois dias a caixa no santuário e faça com que ela desapareça aos poucos, puxando cada vez mais para perto do local onde está a permanente.
Não esqueça da terapia do brinquedo para fazê-lo associar diversão com a nova casa. Se ele estiver assustado, pode iniciar essas sessões no santuário e ir saindo aos poucos.

Use cheiros familiares
 Você pode usar Feliway em todos os locais da casa ou o método da meia, que consiste em esfregar uma meia de algodão nos cantos da boca de seu gato para colher os ferormônios.Se você fizer isso com várias meias, poderá espalhá-las pela casa para que seu gato encontre sempre um cheiro familiar, que o faz sentir confortável e bem-vindo.

E agora? Deixo ele sair?
Se o seu gato costumava passear lá fora na casa anterior, esta pode ser uma grande oportunidade para acostumá-lo a viver dentro de casa. Você ainda não sabe que tipo de problemas territoriais seu gato vai encontrar no novo ambiente e pode ser perigoso para ele.

Minha experiência anterior
Quando me mudei com o Darky, de uma casa onde ele vivia livre leve e solto para um apartamento pequeno, de onde ele não podia sair, eu tive o cuidado de não trocar minhas roupas de cama e banho, bem como mantive algumas roupas sujas no cesto, deixando para lavá-las depois da mudança. Assim, ele não perdeu os cheiros familiares, reconhecendo todos eles no novo ambiente. Como pareceu ter dado muito certo, fiz o mesmo o me mudar com ele e a Fiona para a casa onde moramos agora. Deu certo de novo. A única parte estressante foi ter que colocá-los no pátio enquanto os homens traziam a mudança. Eles podiam ver todo o movimento de lá e talvez tivesse sido melhor se as janelas estivessem com as cortinas fechadas. Mas assim que os homens da mudança saíram, o Darky e a Fiona começaram a exploração da casa e no outro dia já estavam felizes correndo pelas escadas. Os cheiros, o aconchego de deitarem na nossa cama e sentirem o mesmo cheiro de sempre, eu penso que seja o elemento mais importante. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário