sábado, 8 de junho de 2013

ESTRESSE FELINO E COMPORTAMENTO COMPULSIVO


Felinos expostos a estresse contínuo são mais suscetíveis a desenvolver comportamentos compulsivos. Pode iniciar com uma simples perseguição à própria cauda ou só querer brincar com o laser. No caso do laser, alguns gatos desenvolvem um comportamento de perseguir outras luzes ou reflexos brilhantes. Isso não significa que usar a luz de laser com seu gato resultará em comportamento compulsivo, mas é bom observar caso tenha um gato que tende facilmente ao estresse.
Gatos que rotineiramente são colocados em situações em que entrem em conflito quanto a fugir ou entrar em luta, podem exibir comportamentos compulsivos. Se não tratado, o comportamento compulsivo pode se tornar a forma do seu gato lidar com o estresse e a ansiedade diariamente.

Alguns sinais de comportamento compulsivo
·        Lamber-se em demasia
·        Arrancar os pelos
·        Correr atrás da própria cauda
·        Mascar a cauda
·        Comer não-alimentos


Faça um diagnóstico com o veterinário

Se você acha que seu gato está com algum comportamento compulsivo, contate seu veterinário. Seu gato precisa ser examinado, até porque outras condições médicas podem estar interferindo na saúde física e mental de seu felino. Algumas das condições médicas que parecem serem compulsão, incluem: machucados na cauda, parasitas, dor na coluna, problemas dermatológicos e alergias.

Convulsões também podem ser mal diagnosticadas como comportamento compulsivo. Se seu veterinário determinar que seu gato está exibindo comportamento compulsivo, normalmente vai indicar medicação anti-ansiedade. Modificação de comportamento é de máxima importância quando estiver tratando um gato com desordem de comportamento compulsivo. Dê uma boa olhada na situação de vida dele. Os níveis de estresse do ambiente devem ser diminuídos.

Novamente, é importante que seu gato tenha um ambiente vertical rico e locais, refúgios seguros onde ele se sentirá bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário