terça-feira, 23 de outubro de 2012

TIPOS DIFERENTES DE DEMARCAÇÃO



Você sabe diferenciar o que seu gato está comunicando com um jato de urina ou esfregando-se em alguém ou em algum objeto?
Existem por aí respostas simplistas, embora verdadeiras, de que ao enviar um jato de urina para um certo alvo significa demarcar território, assim como estará fazendo o mesmo quando esfrega o corpo ou as laterais da boca em algo ou alguém. No caso do jato de urina, o gato pode estar deixando seu odor agressivo-defensivo para outro gato ou animal, avisando que aquele território já tem dono. No entanto, às vezes isso acontece quando não há ameaça de outros animais, mas houve uma mudança de casa. O animal que se sente inseguro e não tem noção do tipo de desafios que um novo lugar lhe reserva, pode urinar em jatos pelo novo espaço para onde foi levado.
E o corpo? Ao esfregar o corpo ou dar ‘empurrões’ com a cabeça, o gato está simplesmente demonstrando afeição e reconhecendo você como um igual ou superior na hierarquia social onde vive.
Já ao esfregar as laterais da boca nos objetos, o gato está deixando um odor familiar e amigável. Ele faz isso com muita tranquilidade, pois é assim que reafirma para si mesmo que está em um local que lhe é familiar.
Então, a grande diferença entre os diversos tipos de demarcação de um gato também comunica aos humanos e a outros animais como ele se sente com relação a uma pessoa, animal ou ambiente. O jato de urina é ansioso, é emocionalmente intenso e agressivo, enquanto o esfregar-se é tranquilo e amigável, dando maior segurança emocional ao animal. 

domingo, 21 de outubro de 2012

Você entende o que seu gato quer 'dizer'?


Você tem certeza de que sabe exatamente o que seu gato está tentando lhe comunicar? Seu gato lhe parece mal-educado? Agressivo? Ou com algum outro problema de comportamento? Pois talvez metade do problema,se não todo ele, pode estar na sua falha em entender os métodos de comunicação do seu felino.
Os gatos são comunicadores excelentes e eles sabem usar o corpo e a mente como poucos humanos. Um exemplo simples e corriqueiro é quando o gato vira as costas para você. Gatos demonstram confiança no seu humano ao dar as costas. Imagine então, quando seu gato vira de costas e ainda por cima coloca o rabo na sua cara! Pois saiba que este é um protocolo felino. Dois gatos que se conhecem cheiram o rabo um do outro, assim como cheiram o focinho. O que pode ser nojento para você é parte importante na comunicação e estrutura social para o seu gato.
Outro gesto nem sempre compreendido corretamente é quando o gato esguicha urina. Geralmente considera-se isso como marcação de território. Mas nem sempre é esta a mensagem. Ele pode estar dizendo que não sabe o que esperar de alguém ou outro animal que ele não conhece. É um ato de agressividade defensiva. Desta forma ele deixa seu cheiro para que o outro animal possa captar informações sobre ele sem ter que entrar em contato direto.
E por aí vai. As ferramentas de comunicação dos gatos são muitas além do miau: esfregar partes do corpo, vocalizações, olhares, movimento dos bigodes e das orelhas, poses, cauda. Os gatos são comunicação em forma felina. 

sábado, 20 de outubro de 2012

Atenção, não dê esses alimentos para seu gato


Cebola – pode ser letalmente tóxica. A cebola destroi as células vermelhas, levando a uma anemia profunda, chamada Heinz.  Por isso, alimentos para bebês também não são bons para seu gato, pois muitos contêm cebola em seu preparo.

Alho – há quem dê óleo de alho para o gato para controlar infestação por pulgas. Erro! Embora menos tóxico do que cebola, o alho também prejudica as células vermelhas destruindo sua capacidade de transportar oxigênio.

Chocolate- contém uma substância chamada teobromina, que é altamente tóxica para animais e pode causar ataques cardíacos. O chocolate também provoca vômitos e diarreia. Normalmente os gatos não têm preferência por doces, mas se estiverem entediados ou com muita fome, eles comem doces. Além disso, o chocolate contém cafeína. Mesmo em pequenas quantidades, chocolate pode ser mortal para um gato.

Peixe cru – a enzima do peixe cru é chamada tiaminase e destroi a tiamina do corpo (vitamina B). Deficiência de tiamina não tratada pode provocar convulsões e morte.

Uvas e Passas – a toxina das uvas e das passas não é conhecida, mas pode causar falha no sistema renal.

Ovos crus – clara de ovo cru contém uma enzima que diminui a habilidade do animal para absorver biotina (um tipo de vitamina B). Ovos crus também podem conter bactérias que provocam contaminação por salmonela.

Atum – Comida de gatos com sabor atum, tudo bem. Mas o gosto e cheiro fortes podem viciar o animal. Um vício por atum pode fazer com que seu gato recuse outros alimentos. Atum natural contém mercúrio, que pode causar envenenamento por mercúrio.  Atum em lata, conservado com óleo, pode levar a uma condição dolorosa chamada esteatite, que também é conhecida como a doença da gordura amarela.

Alimentos para cães – este tipo de alimento não é formulado para as necessidades felinas. Falta quantidade suficiente de proteínas e gorduras do tipo que os gatos requerem na sua dieta. Alimentos para cães não contém taurina, um aminoácido essencial para os gatos.

Leite – assim que são desmamados, os gatinhos perdem a habilidade de digerir lactose corretamente. Dar leite aos gatos depois desta fase pode levar à diarreia. E se você oferecer leite no lugar de água, você estará colocando seu gato em sério risco de desidratação.