domingo, 21 de outubro de 2012

Você entende o que seu gato quer 'dizer'?


Você tem certeza de que sabe exatamente o que seu gato está tentando lhe comunicar? Seu gato lhe parece mal-educado? Agressivo? Ou com algum outro problema de comportamento? Pois talvez metade do problema,se não todo ele, pode estar na sua falha em entender os métodos de comunicação do seu felino.
Os gatos são comunicadores excelentes e eles sabem usar o corpo e a mente como poucos humanos. Um exemplo simples e corriqueiro é quando o gato vira as costas para você. Gatos demonstram confiança no seu humano ao dar as costas. Imagine então, quando seu gato vira de costas e ainda por cima coloca o rabo na sua cara! Pois saiba que este é um protocolo felino. Dois gatos que se conhecem cheiram o rabo um do outro, assim como cheiram o focinho. O que pode ser nojento para você é parte importante na comunicação e estrutura social para o seu gato.
Outro gesto nem sempre compreendido corretamente é quando o gato esguicha urina. Geralmente considera-se isso como marcação de território. Mas nem sempre é esta a mensagem. Ele pode estar dizendo que não sabe o que esperar de alguém ou outro animal que ele não conhece. É um ato de agressividade defensiva. Desta forma ele deixa seu cheiro para que o outro animal possa captar informações sobre ele sem ter que entrar em contato direto.
E por aí vai. As ferramentas de comunicação dos gatos são muitas além do miau: esfregar partes do corpo, vocalizações, olhares, movimento dos bigodes e das orelhas, poses, cauda. Os gatos são comunicação em forma felina. 

Um comentário: