sábado, 20 de outubro de 2012

Atenção, não dê esses alimentos para seu gato


Cebola – pode ser letalmente tóxica. A cebola destroi as células vermelhas, levando a uma anemia profunda, chamada Heinz.  Por isso, alimentos para bebês também não são bons para seu gato, pois muitos contêm cebola em seu preparo.

Alho – há quem dê óleo de alho para o gato para controlar infestação por pulgas. Erro! Embora menos tóxico do que cebola, o alho também prejudica as células vermelhas destruindo sua capacidade de transportar oxigênio.

Chocolate- contém uma substância chamada teobromina, que é altamente tóxica para animais e pode causar ataques cardíacos. O chocolate também provoca vômitos e diarreia. Normalmente os gatos não têm preferência por doces, mas se estiverem entediados ou com muita fome, eles comem doces. Além disso, o chocolate contém cafeína. Mesmo em pequenas quantidades, chocolate pode ser mortal para um gato.

Peixe cru – a enzima do peixe cru é chamada tiaminase e destroi a tiamina do corpo (vitamina B). Deficiência de tiamina não tratada pode provocar convulsões e morte.

Uvas e Passas – a toxina das uvas e das passas não é conhecida, mas pode causar falha no sistema renal.

Ovos crus – clara de ovo cru contém uma enzima que diminui a habilidade do animal para absorver biotina (um tipo de vitamina B). Ovos crus também podem conter bactérias que provocam contaminação por salmonela.

Atum – Comida de gatos com sabor atum, tudo bem. Mas o gosto e cheiro fortes podem viciar o animal. Um vício por atum pode fazer com que seu gato recuse outros alimentos. Atum natural contém mercúrio, que pode causar envenenamento por mercúrio.  Atum em lata, conservado com óleo, pode levar a uma condição dolorosa chamada esteatite, que também é conhecida como a doença da gordura amarela.

Alimentos para cães – este tipo de alimento não é formulado para as necessidades felinas. Falta quantidade suficiente de proteínas e gorduras do tipo que os gatos requerem na sua dieta. Alimentos para cães não contém taurina, um aminoácido essencial para os gatos.

Leite – assim que são desmamados, os gatinhos perdem a habilidade de digerir lactose corretamente. Dar leite aos gatos depois desta fase pode levar à diarreia. E se você oferecer leite no lugar de água, você estará colocando seu gato em sério risco de desidratação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário