quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

COMO OS GATOS DEMONSTRAM AFEIÇÃO




Outro mito originado por quem nada entende de gatos é que eles não são capazes de demonstrações de afeto. Pois saibam aqueles que ainda acreditam em falácias como essa, que os gatos, assim como todos os animais, são carinhosos e ‘falam’ com o corpo, com o olhar e até com a voz, cada um a sua maneira.Há registros na literatura veterinária, de algumas características comuns de como os gatos demonstram afeição e amor.

Cabeçada
Chamada de bunting, em inglês, não é uma cabeçada qualquer. O gato bate delicadamente e repetidamente a cabeça em você. A minha gata, Fiona, gosta de fazer isso na minha mão quando quer ser acariciada. Alguns gatos dão cabeçadas em alguma parte do rosto de seu humano, pois fazem isso também entre eles, como uma espécie de comportamento social para demonstrar afeição. Como os nossos beijinhos no rosto, talvez?

Conversa
Os gatos conversam das mais variadas formas, que pode ir do popular miau a uns sons estranhos, gritinhos curtos ou longos, entre outros, quando seus pais humanos se aproximam. Entre nós, seria algo do tipo “Oba!!! Mamãe chegou!!”

Piscadas lentas
Esta é uma demonstração muito comum de afeição, que os humanos deveriam usar mais tanto na fase inicial de relacionamento com um gato,quanto ao longo de toda a sua relação, pois é assim que o gato demonstra estar relaxado e confortável com você. Portanto, não custa nada responder a esta comunicação, fazendo a mesma coisa. Dê uma piscada lenta e longa para seu gato para lhe dizer que você também o ama.

Afofar
No Brasil, popularmente chamado de “amassar pão”, é o movimento que os gatinhos fazem quando ainda estão sendo amamentados, pois ‘afofando’ a barriga da mãe, eles estimulam a saída do leite. Depois de adultos, os gatos massageiam, com as patas da frente, qualquer coisa que possam afofar.Nem todos os gatos adultos mantêm este hábito. Aqui em casa, os dois fazem isso. A Fiona tem o hábito de afofar o travesseiro que fica ao lado do meu, onde ela gosta de dormir e o Gaspar só afofa a minha barriga ou minhas pernas, quando quer se acomodar no colo.

Esfregar bochechas
Os gatos têm glândulas de odor nas bochechas e eles as esfregam nas pessoas, em outros animais ou até mesmo em objetos. O odor emitido é dos ferormônios, que estão associados com amizade, afeição e familiaridade. Os gatos esfregam as bochechas em pessoas ou objetos com os quais se sentem confortáveis.

Ronronar
O ronronado é complexo porque os gatos fazem esse som quando estão contentes e relaxados, mas também quando estão apavorados, doentes ou feridos. Pensar que um gato só ronrona quando está feliz é um engano, pois gatos doentes ou até em estado terminal usam o ronronado como mecanismo de auto-consolo. Eles também usam o ronronado para aliviarem a tensão deles mesmos ou de um inimigo em potencial. No entanto, quando está no seu colo, sendo acariciado ou pouco antes de adormecer e ronrona, seu gato está visivelmente feliz e demonstrando que adora estar com você.

Lambidas
Quando os gatos têm um bom relacionamento, eles costumam lamber um ao outro. Assim eles demonstram que se gostam e seu gato fará o mesmo com você para misturar os odores dele com o seu. Dar lambidas também ajuda a aliviar o estresse.

Cauda bem ereta
Já discutimos isso nos primeiros posts do blog: o rabo de seu gato comunica muitas coisas que devemos saber ‘ler’. Quando seu gato vem até você ou caminha pela casa elegantemente, com a cauda bem ereta, significa que está feliz e confiante.

Posições vulneráveis
Seu gato deita bem espichado para descansar perto de você? Ele está lhe dizendo que se sente confortável e confia em você. Quando um gato está desconfiado ou desconfortável com outro animal ou com humanos, ele assume a posição “agachada”, com as patas sob o corpo e enrola o rabo em torno de si. Meus dois gatos costumam relaxar tanto, que dormem espichados de barriga para cima, totalmente expostos. Claro, se sentem seguros! Mas atenção: normalmente esta posição significa confiança e relaxamento, quando estão dormindo. Não confunda com a posição “barriga para cima” durante um confronto, quando os gatos ficam nesta posição prontos para a briga.

Contato Físico
Esta é uma maneira bem comum de seu gato mostrar que gosta muito de você. Ele senta no seu colo ou ao seu lado ou simplesmente faz o que a Fiona fez agora, enquanto escrevo: deitou ao meu lado e encostou o corpo na minha perna para ficar bem juntinho de mim. Não subestime esses gestos simples. Sinta-se elogiado de seu gato querer ficar colado em você. Isso é uma grande demonstração de amor. 

2 comentários:

  1. ai que delícia de nenem, minha nininha faz tudo isso!!!

    ResponderExcluir
  2. Meus gatos fazem isso (3). O mais velho, Charlie, é muito apegado a mim, tanto que chegar a babar quando eu o pego no colo. Já viu isso? Adriana Garcia

    ResponderExcluir