sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Como Cumprimentar um Gato


(picrures-of-cats.org)

Então você chega na casa de um felino, vai até ele e passa a mão na cabeça e no lombo dele. Em alguns casos, isso faz disparar um mecanismo de defesa do animal e você será arranhado ou, na melhor das hipóteses, o gato vai sair correndo para bem longe de você. Esse tipo de atitude tão comum às pessoas que não conhecem a etiqueta felina é que originou frases preconceituosas como: gatos são traiçoeiros.
Gatos são animais territoriais e usam o faro para determinar se uma determinada pessoa ou animal é familiar, amigável ou uma ameaça. Você precisa dar tempo e condições para que um felino faça uma investigação quanto aos seus odores antes de deixar você se aproximar dele com maior intimidade.
Um cumprimento adequado a um felino é tão simples quanto estender seu dedo indicador para ele. Coloque-se no mesmo nível da altura em que o gato está e deixe-o cheirar seu dedo. Não enfie o dedo no focinho do animal e também não fique balançando o dedo como se fosse um brinquedo, na cara dele. No mundo felino, os cumprimentos são feitos focinho a focinho. Quando você estende o dedo, dá ao gato a opção de se aproximar ou não de você e isso diminui o nível de estresse do animal. Se ele quiser interagir mais com você, ele vai esfregar a bochecha ou a lateral da cabeça em você, para misturar o cheiro dele ao seu. Agora sim você pode brincar com ele, passar a mão em toda a extensão do corpo e até colocá-lo no seu colo. Caso o animal cheire seu dedo e fique parado ou se afaste, ele não estará pronto para interagir e é melhor não forçar maior contato.
Se você entrar em contato outras vezes com um gato que lhe deu as costas pela primeira vez, repita o cumprimento tantas vezes quantas forem necessárias até conquistá-lo, pois o item principal para que um gato interaja com humanos é confiança e ela é emanada do odor que você exala para ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário