segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Seu Gato e o Ambiente


Muitas vezes as pessoas se queixam de alguns comportamentos indesejáveis dos seus gatos, e não se dão conta de que talvez não estejam oferecendo um ambiente mais agradável e estimulante para um animal que,  na natureza, é inquieto, caçador, defensor do seu território e brincalhão. 
As escolhas que você faz também afetam a saúde física do seu gato. Se estiver tendo problemas de comportamento entre seus felinos,  analisar o ambiente é um dos pontos essenciais.

A questão ambiente interno/ambiente externo
Sua decisão quanto a deixar seu gato sair e passear “lá fora” ou a mantê-lo totalmente seguro dentro de casa também influencia o comportamento do seu gato. Há também a possibilidade de dar um ambiente externo, sem realmente deixar seu gato sair para a rua, onde correrá vários perigos.
Antes de conhecer as muitas opções, tomei a decisão de deixar o Darky, meu primeiro gato,  sempre livre. Ele me parecia tão feliz! E durante o ano e meio que morou num apartamento ficou deprimido, razão pela qual adotei a Fiona, para que ele tivesse companhia felina.
Em outro post vou falar sobre essas opções interessantes que as pessoas foram desenvolvendo conforme o espaço que tinham para que seus gatos pudessem aproveitar o mundo  lá fora sem arriscar a saúde deles. É importante manter isso em mente, pois vários veterinários com quem tenho conversado são unânimes em afirmar que  a grande maioria dos gatos com livre acesso à rua são portadores de FIV e/ou FELV.
Outra consequência de dar livre acesso à rua para o seu gato é que você abre mão de obter informações sobre a saúde dele, como observar as condições de urina e fezes, que são indicadores de problemas como infecção renal e vermes, entre outros.
O ambiente interno é familiar e confortador para os gatos. Eles gostam de acordar e saber que não encontrarão odores estranhos, por exemplo.  Tudo  conta: os barulhos do ambiente, quem se move dentro daquele ambiente, onde encontrar sua comida e caixa de areia.  Uma grande vantagem para você é saber que seu felino está seguro em um ambiente onde, mesmo que você precise se ausentar por um longo tempo, ele estará envolto no seu carinho e atenção, no aconchego do seu lar.

Nosso próximo post será sobre quais os elementos que transformam seu ambiente interno em um local gostoso, seguro e ao mesmo tempo divertido para seus gatos. Mesmo que você já tenha se preocupado em dar a eles um ‘parquinho’ com arranhador, plataforma, tubo e alguns ratinhos e bolinhas, garanto que ainda tem muito mais que podemos fazer para que nossos felinos se sintam no paraíso dentro de casa , sem a mínima vontade de ir para o mundo lá fora.
Ah, e tem mais: se seus gatos estão acostumados a terem acesso à rua, não pense que é impossível trazê-los para dentro de casa. Com os elementos certos e com alguma paciência e firmeza é mais fácil do que você pode pensar.

Até lá!




Nenhum comentário:

Postar um comentário