sexta-feira, 30 de novembro de 2012

6 Maneiras de Monitorar a Saúde de seu Gato em Casa



Como buscar indícios de que seu gato possa estar desenvolvendo alguma doença.

1.     Examine o pelo
O pelo do gato deve ser macio, liso e brilhante, ou consistente como o das raças Sphynx, Rex e outras com pelos exóticos. Se você encontrar pulgas, coloque um antipulgas imediatamente. Se encontrar caspa, pelo endurecido ou partes sem pelo, contate seu veterinário.

2.     Examine a face
O nariz deve estar livre de coriza e bolhas, os olhos devem estar claros e brilhantes e não deve ter mau-hálito. Se os olhos parecerem nublados, as pupilas dilatadas de maneira irregular ou inadequadamente dilatadas para o nível de iluminação do ambiente, se a terceira pálpebra estiver aparecendo, entre em contato com seu veterinário.
Se sair secreção amarela ou verde dos olhos do seu gato, fale com seu veterinário. As orelhas também não devem conter secreções ou inchaço.

3.     Examine os dentes
A saúde dental de seu gato é crucial para toda a sua saúde. Dentes e gengivas infeccionados podem causar doenças cardíacas ou renais, entre outros problemas perigosos à saúde. Erga as bochechas do seu gato e olhe as gengivas. Elas devem ter boa aparência e uma cor rosada, sem vermelhidão e inchaço. Os dentes devem estar livres de tártaro e não deve
haver feridas ou abcessos dentro da boca.

4.     Observe o peso
Coloque seus dedões sobre a coluna dorsal de seu gato e corra os dedos ao longo da caixa torácica. Se não puder sentir as costelas com facilidade, ele pode estar com sobrepeso. Olhe para seu gato de cima para baixo. Se não conseguir ver uma ‘entrada’ na altura da cintura, ele está gordo.

5.     Monitore ingestão e produção de urina e fezes
Mudanças nos hábitos alimentares do seu gato podem ser sinais de doenças potencialmente sérias. Se seu gato está sempre faminto ou sedento, ou se perdeu o apetite, ligue para o veterinário. Mudanças na urina ou nas fezes também podem ser sinais de advertência.

6.     Observe comportamento e mudanças nos níveis de atividades
Sonolência e letargia podem ser sinais de doença ou febre. Agressão aumentada pode estar mascarando desconforto físico. Se seu gato estiver miando mais ou começar a urinar fora da caixa de arei, pode haver um problema médico, não “mau comportamento” simplesmente.

(Este texto foi parcialmente resumido do site http://www.catster.com/lifestyle/cat-health-6-ways-monitor onde tem também um vídeo demonstrando como examinar seu gato)

Nenhum comentário:

Postar um comentário