terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Aprimore o ambiente para o seu gato


PENSE VERTICAL
Nós, humanos, pensamos nos espaços horizontalmente, mas nossos felinos têm tendências a se moverem verticalmente. Por isso é que vemos tantos filmes de gatos subindo pelas cortinas, saltando para o topo de uma porta, geladeira ou outro móvel onde ele possa ver um espaço para observar o mundo mais de cima.
Agora, olhe para suas paredes, onde costumamos colocar quadros, TV ou espelhos. Escolha um canto da sua casa para transformar em um ambiente vertical bem mais estimulante para o seu gato. Mas antes de colocar mãos à obra, observe onde seu gato gosta de passar algum tempo: sobre a mesa da sala? Do balcão? No encosto do sofá? No peitoril de uma janela? O local escolhido normalmente é aquele onde ele se sente seguro, aconchegado ou confortável.  Se você tem mais de um gato em casa, ao verticalizar os espaços deles, vai notar que utilizam as diferentes alturas como forma de demonstrar sua hierarquia no grupo. Portanto, o ideal é pensar em vários níveis de altura. Um exemplo seria instalar prateleiras como degraus de escadas, subindo pouco a pouco em uma parede. Gatos que se colocam em hierarquias mais altas, ou aqueles que se sentem amedrontados e inseguros, vão preferir os espaços mais altos e aqueles tímidos escolherão os locais mais baixos, incluindo tocas.
Uma das maneiras de criar espaço vertical é colocando uma árvore para gatos. Este tipo de árvore tem vários ‘poleiros’ formando ‘galhos’ e melhor ainda se for colocada junto a uma janela porque os gatos adoram ficar olhando para a rua. Atente para que a base seja bem forte e segura no piso, pois o seu gato vai detestar uma árvore que balança o tempo todo, ou que pode cair. O ‘tronco’ da árvore pode ser recoberto com cordas de sisal, que alguns gatos adoram usar para aparar as unhas.
Além de prateleiras e árvores/postes para gatos, use a criatividade em várias peças da casa ou em um único canto, e coloque todo tipo de variedade de materiais e alturas para que seu gato tenha tanta diversão quanto teria lá fora, só que sem os perigos e o estresse de ter que competir por território.

ESCONDERIJOS E TÚNEIS
Às vezes seu gato quer ficar invisível e não existe lugar melhor do que uma toca ou um túnel – esconderijos.
Se optar por dar a seu gato uma toca, escolha um local abrigado para colocá-la, como atrás de uma cadeira em um canto, por exemplo. Já um túnel pode ser colocado atrás de um sofá.
Há muitos tipos de tocas e túneis em catshops, feitos dos mais diferentes materiais, mas se você quiser confeccionar um túnel, por exemplo, em casa, pode usar um papelão grosso ou um cano largo de PVC e cobrir com tecido ou carpete ou, ainda, corda de sisal. Alguns gatos gostam de afiar as unhas na posição horizontal e um túnel coberto de sisal seria ideal para eles. Mas sempre será importante que o seu túnel, independente do tamanho, tenha um recorte no meio para servir de escape, caso o gato sinta necessidade de sair rapidamente.

Tente essas ideias e seu gato vai amar ter mais emoção e diversão dentro de casa.

EXEMPLOS DE ÁRVORES, TÚNEIS E PRATELEIRAS
(imagens copiadas do Google Images)







Nenhum comentário:

Postar um comentário